DEUS ME FAZ FORTE!
"Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.Isaías 42:8

A “Glória” de Deus se “resume” no conjunto de atributos visíveis e invisíveis manifestados e pertencentes somente à Ele. É a sua excência.  Entre estes muitos atributos, no qual cria, controla e preserva toda sua criação, está o seu magnífico (Magno – grandioso) poder (Power).  Através desse poder manifesta a sua força, domínio e senhorio. Não há impossíveis para Deus!  Visto que não há nenhum outro Ser com tamanho poder, sabedoria e conhecimento, nenhum outro é merecedor de receber nossa glória e louvor. Na verdade nenhum outro saberia lidar com tamanha magnitude e força.
         Nós, criaturas, entendemos por poder, somente aquilo que está relacionado a “força”. Ao contrário de Deus, com nossas forças, oprimimos, matamos, subjugamos, destruímos.  Aliados a força física estão os armamentos, físicos, químicos, mecânicos. Nosso poder (força) de subjugar dividiu-nos em classes sociais onde a igualdade é um sonho distante. Dividiríamos ainda mais as manifestações desta nossa “força” até chegarmos aos grandes conflitos que tem dividido o mundo.
         Em nossos dias a “força” tem recebido um relevante destaque. Com o aperfeiçoamento das técnicas, regado aos grandes patrocínios, promovem hoje os grandes embates físicos (MMA, Boxe) ou exibições como Crossfit ou Alteres.
         O problema de lidar com esta força é que ela é insaciável. Ela sempre vai buscar novos desafiantes. Assim, teremos sempre mais embates, mais patrocínio, mais apostas, mais poder, mais glória!
         Golias não estava preocupado em colocar em risco o domínio Filisteu ao afrontar Israel. A oportunidade agora era o de enfrentar um outro GRANDE campeão. Enfrentar Davi seria uma grande decepção e um grande descaso a sua reputação.
         Sansão foi o 3º Juiz de Israel, sua função seria começar a livrar o povo do julgo filisteu. O voto de nazireado era para lembrar-lhe da condição de se manter santo na função de um sacerdote.  Desta vez o Espírito de Deus iria agir “diferente”, iria capacitar um homem com uma força física inigualável e torna-lo o homem mais forte do mundo.
         Mas, na função também de sacerdote deveria lembrar sempre que tudo seria para a Glória de Deus e nunca para a sua própria glória. (Is. 42:8). Nunca deveria esquecer que sua extrema força era uma concessão para cumprir um propósito.
         Nesta história de SANSÃO que você conhece e suas crianças também conhecerão nesta EBF, devemos ensinar que Deus ainda concede força através do Seu Filho Jesus, pelo seu Espírito para também cumprirmos o seu propósito.
         Nosso inimigo é o pecado que bem de perto nos rodeia (Hb 12). Para enfrenta-lo precisamos da força de Deus.  DEUS PODE DAR A FORÇA QUE VOCÊ PRECISA PARA VENCER O PECADO.
         Aliás, de que força você está precisando receber de Deus agora?  Quem são seus maiores inimigos? Deixar de ir a Igreja ou deixar de amar seus amiguinhos tem sido mais forte que você?
Está se sentindo fraco para obedecer o papai ou a mamãe?  Nas Histórias que ouviremos vamos aprender que nem sempre devemos fazer a nossa vontade, pois
Isto nos tornará desobedientes e inconsequentes e que mesmo com esforço devemos fazer a vontade de Deus.  Deus não deixará de cumprir a vontade Dele nas nossas vidas. Ele quer lhe dar a força que você precisa agora!


NAZIREADO (Para o Professor)

      O Que Significa Nazireu? Nazireu é um termo utilizado na Bíblia cujo significado indica um voto de consagração especial que uma pessoa fazia diante de Deus. Muita gente já ouviu falar no voto do nazireado na Bíblia principalmente em conexão com a história de Sansão.
O que é nazireu? Qual o significado de nazireu? Na Bíblia, nazireu é o nome utilizado para se referir a uma pessoa que estava presa a um voto especial de consagração a Deus. Não se sabe ao certo quando essa prática surgiu, mas tudo indica que sua origem é pré-mosaica. Os semitas já tinham o costume de deixar seus cabelos compridos durante um tempo especifico a qual buscavam um auxílio divino.
O voto do nazireado geralmente era feito voluntariamente, e compreendia apenas um período específico de tempo. Entretanto existem referências em que os pais consagravam os filhos como nazireus por toda a vida. O caso mais conhecido certamente é o de Sansão (Juízes 13).
A palavra nazireu significa algo como “consagrado” ou “separado”. Esta palavra vem do hebraico nazir, que deriva da raiz nazar, “separar”, “consagrar” ou “abster-se”. O hebraico nezer, “diadema”, “coroa de Deus”, às vezes é aplicada em referência aos cabelos compridos e característicos dos nazireus.
Como era o voto dos nazireus? Devido a sua consagração, um nazireu deveria cumprir uma série de restrições. O capítulo 6 do livro de Números fornece o texto base auxilia na compreensão de como era o voto dos nazireus. Pode-se dizer que esse capítulo registra um tipo de legislação completo do nazireado, onde podemos destacar:
1. Os nazireus deviam adotar a abstinência do vinho e de qualquer outra bebida levedada. Em relação ao fruto da vide, essa proibição não se restringia apenas ao vinho. Ela incluía também o suco da uva e a própria uva, tanto fresca quanto passas (Números 6:3,4). Semelhantemente a um sacerdote oficiante, a renúncia ao vinho era feita para que ele pudesse se aproximar mais dignamente de Deus.
2. Os nazireus também não podiam cortar seus cabelos durante o período de seu voto de separação (Nm.6:5).
3. Quem fazia esse voto de nazireado não podia aproximar-se de um cadáver, nem mesmo se fosse de seu parente mais próximo. Durante o voto dos nazireus, aproximar-se de um cadáver implicava em sua contaminação (Números 6:6). Essa mesma proibição também era aplicada ao sumo sacerdote. Em caso de violação dessa regra, o nazireu deveria se submeter a um detalhado ritual de purificação, e começar tudo novamente.
Ao terminar o período de seu voto, o nazireu deveria obedecer a um procedimento especial. Nesse procedimento diversas ofertas e sacrifícios prescritos deveriam ser oferecidos. Além disso, o nazireu também tinha que raspar sua cabeça e queimar os cabelos cortados sobre o altar. Todo o processo era devidamente levado a efeito pelo sacerdote (Números 6:13-21). Após todo o procedimento ser concluído, o nazireu ficava livre do voto.
De forma resumida, é possível dizer que diferentemente de outros votos, o nazireado implicava numa consagração total a Deus. O corpo do nazireu era separado completamente para o serviço santo, de modo que esse tipo de consagração era semelhante aquela que era experimentada apenas pelos sacerdotes.
Quem foi nazireu na Bíblia? Alguns personagens bíblicos aparecem como pessoas dedicadas ao nazireado. A história mais conhecida é a de Sansão. Ele foi consagrado por seus pais desde seu nascimento (Juízes 13). Samuel foi outro personagem citado como nazireu (1 Samuel 1:9-11; 1 Samuel 1:22).

                                                                                                                                            Boa EBF para você!

DESENVOLVIMENTO DO TEMA 

Lição 
História Bíblica 
Texto Bíblico 
TEMA 
Objetivo 
Versículo para memorizar 
01 
NASCE SANSÃO 
Juízes 13:1-25; 14:1-9 

Deus me faz forte para fazer as escolhas certas. 
  • Que a criança não salva entenda o significado de entregar sua vida aos cuidados de Deus, aceitando Jesus como seu Senhor e Salvador. 
  • Que a criança salva aprenda a colocar em prática os ensinamentos da Palavra de Deus. 
“Guardo a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti”. 
Salmo 119:11 

02 
O CASAMENTO DE SANSÃO 
Juízes 14:10-20; 15:1-20 

Deus me faz forte para conservar meu coração puro. 
  • Que a criança salva entenda que quando se afasta de Deus, acaba fazendo muitas coisas que O entristece. 
  • Que a criança não salva entenda que o pecado a afasta de Deus e somente Jesus pode perdoá-la e lhe dar Vida Eterna. 
“Não tome parte nos pecados dos outros, conserve-se puro”. 
I Timóteo 5:22 NTLH 
03 
SANSÃO E DALILA 

Juízes 16:1-31 

Deus me faz forte para resistir as tentações e vencer o pecado 
  • Que a criança entenda que, é Deus Quem vai lhe dar forças para resistir as tentações e vencer o pecado. 
“O Senhor é a minha Força e o meu Escudo; n’Ele o meu coração confia, e d’Ele recebo ajuda”. 
Salmo 28:7a 

Comentários

Postar um comentário